Como o marketing de conteúdo é aplicado no E-commerce?

O marketing de conteúdo no e-commerce é muito importante para que a sua empresa ganhe destaque no mercado virtual, visto que esse meio tem sido cada vez mais competitivo.

Mas o que é?

Marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia para engajar o seu público-alvo e atrair novos clientes, por meio de conteúdos valiosos e relevantes. Essas informações vão gerar valor ao seu negócio, passando ao seu potencial cliente uma visão positiva da sua marca.

Por meio do marketing de conteúdo, você pode se tornar uma autoridade no seu segmento, se tornando uma referência para o seu público-alvo. Assim, sempre que eles precisarem de um produto do seu ramo de atuação, é da sua empresa que eles vão lembrar.

Agora que você já conseguiu entender a importância do marketing de conteúdo, vamos mostrar como aplicá-lo no e-commerce.

Crie um calendário editorial

O primeiro passo para a criação de conteúdos é montar o seu calendário editorial. Por meio dele, você conseguirá organizar suas ideias e planejar a sua produção.O calendário editorial possibilita uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo, desde a criação do conteúdo até a sua publicação e promoção nas redes sociais.

Ter um Calendário Editorial é ideal para sua estratégia de Marketing de Conteúdo

A utilização dessa ferramenta proporcionará a você várias vantagens, tais como:

  • melhorar o acompanhamento dos projetos: será possível identificar se a produção está em dia. Isso diminui os atrasos e evita situações embaraçosas com seus clientes;
  • melhorar o controle sobre os seus conteúdos: o calendário também pode servir como um documento, onde estará registrado quais os assuntos que já foram abordados no seu blog, evitando assim a repetição de conteúdo;
  • melhorar a comunicação da equipe: possibilita que todos acompanhem as datas e prazos de cada tarefa, bem como o andamento de cada processo. Isso evita que um conteúdo seja produzido ou publicado em duplicidade.

Defina palavras-chave relevantes

As palavras-chave, ou keywords, são como o usuário escreve a sua dúvida nos mecanismos de busca, como no Google, para conseguir solucionar o seu problema.

Quando você produz um conteúdo com a palavra-chave correta, você passa uma mensagem para o sistema do Google que o seu material se trata de um assunto específico. Então, quando o usuário for realizar uma pesquisa, o seu conteúdo aparecerá para ele de acordo com a palavra-chave pesquisada.

Por exemplo, se você escreveu um assunto com a palavra-chave “formatar um netbook”, sempre que alguém pesquisar sobre esse tema, o seu conteúdo será direcionado a ele.

Trabalhar bem as palavras-chaves certas para seu negócio é o segredo para ser visto

Porém, as palavras-chave devem ser aplicadas no texto de maneira coerente; se elas forem colocadas de maneira excessiva, o seu conteúdo não terá um bom posicionamento no Google, correndo o risco de ser penalizado. Isso é uma das práticas (não recomendadas) de black hat.

Elabore conteúdos de qualidade

Um conteúdo de qualidade deve trazer ao leitor uma solução, mostrar a ele que você entende do assunto e, assim, passar confiança, para que ele se sinta seguro em adquirir o seu produto ou serviço.

Dessa forma, o cliente vai perceber que você é uma autoridade no assunto e que sabe exatamente o que fazer para resolver o problema dele.

Aprenda mais sobre funil de vendas

Interagir com o leitor é uma das melhores formas de fidelizá-lo. O objetivo do funil de vendas é atrair e fidelizar o seu cliente, acompanhando o usuário desde o momento do interesse da aquisição do seu produto até a realização da compra.

Modelo de funil de vendas e Marketing do site Funil do Marketing

O funil é dividido em três ou quatro etapas, conforme especificado abaixo:

  • topo de funil: nesse momento, o seu público ainda não possui uma dificuldade que precisa ser resolvida; por isso, os conteúdos devem ser mais amplos e com boa informatividade para aumentar a geração de leads. É proibido citar a empresa;
  • meio de funil: o consumidor já possui a necessidade de solucionar alguma dúvida ou problema. Devido a isso, é interessante que o conteúdo seja ainda mais informativo, pois é nesse momento que o seu potencial cliente deve ser direcionado à decisão da compra;
  • fundo de funil: nesse estágio, o consumidor avaliará o seu produto, ou seja, ele já decidiu que vai adquirir aquilo que ele precisa, mas não sabe onde e nem de quem comprar. Nesse momento, o conteúdo deve apresentar a empresa, mostrando ao cliente que ela é a melhor opção para sua necessidade.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são excelentes aliadas quando o assunto é divulgação de conteúdo. Para ser notado, você precisa ser visto, e utilizar as redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter e Instagram, entre outras, são as melhores maneiras de alcançar o seu público-alvo.

Você precisa fazer com que o seu público-alvo encontre a sua empresa, e o marketing de conteúdo te ajuda a prospectar, gerar e converter seus leads.

O marketing de conteúdo no e-commerce tem como principal objetivo destacar o empreendimento no mundo online, utilizando desde as técnicas de SEO até o relacionamento com o cliente.Isso faz com que o consumidor confie no seu produto e realmente acredite que ele resolverá o seu problema.

Como o marketing de conteúdo e aplicado no Ecommerce

Por isso, é muito importante que você aprofunde cada vez mais o seu conhecimento em marketing de conteúdo no e-commerce, para fazer com que sua empresa ganhe visibilidade em meio a esse mercado tão competitivo que é o virtual.

FONTE: http://www.impacta.com.br/blog/2017/07/03/como-o-marketing-de-conteudo-e-aplicado-no-e-commerce/

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