O cardápio de uma festa infantil geralmente apresenta as mesmas opções de doces e salgados, mas é sempre bom inovar nas receitas para garantir que as crianças adquiram hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida.

Coxinhas, brigadeiros, balas, sorvetes e refrigerantes são algumas das guloseimas e bebidas tradicionais nas festas de crianças. Porém, esses alimentos podem e devem ser substituídos por opções mais saudáveis, de acordo com as necessidades nutricionais dos pequenos, tudo com muita criatividade e sutileza.

Neste artigo, vamos apresentar 7 opções práticas de comidas saudáveis para festa infantil, tendo como base a utilização de ingredientes que as crianças adoram em receitas elaboradas de forma rápida, simples e econômica.

Comidas saudáveis para festa infantil

Calma! Não pense que as opções de comidas saudáveis para festa infantil estão restritas aos vegetais, frutas e legumes. Existem diversos alimentos e possibilidades de combinações para agradar a paladar dos pequenos e dos adultos nesse tipo de evento.

Acompanhe nossas dicas e sabia como montar um cardápio irresistível, harmônico e super nutritivo para a festa de aniversário do seu filho!

1 – Melancias tropicais

A melancia é uma fruta muito boa para consumir no verão e pode ser servida e utilizada de diversas formas, inclusive no preparo de sucos e batidas.

Como fazer: disponha pedaços de melancia cortados em formato “v” em um refratário. Se tiver habilidade, você pode até utilizar a casca da melancia para enfeitar a mesa.

comidas-saudaveis-para-festa-infantil-1
A melancia é ótima para a digestão e merece destaque entre as opções de comidas saudáveis para festa infantil.

2- Bolo salgado

O protagonista da festa não poderia ficar de fora dessa lista, até porque o bolo é um dos alimentos mais “pesados” entre as opções de cardápio para festa infantil, principalmente pela alta concentração de açúcar nos recheios e coberturas.

Para diversificar e oferecer um prato mais saudável às crianças, a recomendação é a escolha do bolo salgado, que pode ser preparado sem grandes dificuldades e com poucos ingredientes.

Como fazer: você vai precisar de fatias de pão de forma, peito de frango desfiado ou atum, maionese, purê de batata, azeitonas, batata palha e cenoura ralada. Vá montando o bolo como se fosse um sanduíche, acrescentando as camadas e selando-as com a maionese e o purê de batata.

Além de prática e nutritiva, você vai perceber como é simples servir e combinar essa receita com outras comidas saudáveis para festa infantil.

3 – Frutas no palito

Uma das opções mais conhecidas de comidas saudáveis para festa infantil são as frutas no palito, que além de saborosas, são fáceis de preparar e podem ser servidas de diversas formas.

Como fazer: separe frutas como uva, abacaxi, morango, banana, manga e laranja. Corte-as em pedacinhos e vá espetando-os nos palitos. Caso prefira, misture as frutas de acordo com as cores e as texturas da temática da festa.

Você pode servir os palitos em um prato ou espetá-los em uma base de isopor. Além de saudáveis, ainda servem como uma decoração muito bonita e original!

4 – Gelatina de frutas

A gelatina é uma sobremesa que figura entre as principais opções de comidas saudáveis para festa infantil tanto pelo sabor, quanto pela facilidade de preparo. A novidade é que você pode criar uma versão mais saudável de gelatina servindo-a com frutas frescas.

Como fazer: selecione as frutas que desejar (morango, framboesa, uva, amora) e coloque-as em uma forma, de preferência redonda e com furo. Dissolva 4 unidades de gelatina sem sabor em 3 xícaras de água fria. Reserve.

Prepare uma gelatina de sabor e misture-a com a primeira, juntamente com 3 colheres de açúcar. Mexa bem e despeje o líquido sobre a forma com as frutas. Deixe no refrigerador pelo período de quatro horas. Depois, é só desenformar e servir.

5 – Batatas chips

As batatas chips são fáceis de fazer e podem agradar crianças e adultos, porém, é preciso saber prepara-las corretamente, sem o uso de óleo e de gorduras em excesso.

Pensando nisso, preparamos uma sugestão especial que vai fazer o maior sucesso em um cardápio composto de comidas saudáveis para festa infantil: batatas chips de maçã!

Como fazer: fatie as maçãs sem tirar a casca e seque-as em papel toalha. Depois, é só colocar as fatias em uma assadeira forrada com papel manteiga, acrescentar canela em pó a gosto e levar ao forno baixo por aproximadamente 30 minutos.

Se preferir, você também pode utilizar um raminho de alecrim para dar ainda mais sabor e incrementar a decoração do prato.

comidas-saudaveis-para-festa-infantil-2
Adicione as batatas chips de maçã com canela em sua lista de comidas saudáveis para festa infantil.

6 – Sanduíches naturais

Além de nutritivos, os sanduíches são opções típicas de comidas saudáveis para festa infantil. A dica é inovar o método tradicional de preparo com molhos e recheios a base de vegetais, acrescentando ainda mais sabor e leveza ao paladar.

Como fazer: você pode preparar mini sanduíches com pão integral, tomate cereja, queijo e presunto. Se preferir, no lugar do queijo e do presunto, poderá utilizar alimentos mais leves, como o peito de peru ou o frango desfiado.

Se for adicionar maionese, tome cuidado para não exagerar nas porções.

7 – Cones de sorvete

Os cones de sorvete são verdadeiros coringas na preparação de comidas saudáveis para festa infantil. Eles servem para ajudar a criar elementos da decoração e ainda podem ser aliados na composição de guloseimas que agradam tanto as crianças e quanto os adultos.

Aproveitando toda essa popularidade, que tal servir uma salada de frutas em cones de sorvete? Não tenha dúvidas de que essa opção, além de super prática, vai surpreender os convidados pela leveza dos ingredientes.

Como fazer: preencha os cones com pedaços de frutas cortados em cubos. Não exagere nas porções e, caso julgue adequado, incremente a receita com caldas ou raspinhas nos sabores de sua preferência.

Após conhecer essas opções de comidas saudáveis para festa infantil, você poderá servir alimentos nutritivos e saborosos em um evento no qual o paladar da criançada é o mais importante.

E não se esqueça: capriche na decoração e na apresentação dos pratos, pois estes itens também fazem parte da avaliação do cardápio!

Para mais dicas sobre festas infantis, continue acompanhando nossas postagens e não deixe de conferir as novidades e o conteúdo que só HapParty traz para você. Até a próxima!

Responder