Para os consumidores a concorrência aparece no dia a dia de uma maneira muito sutil e até natural, com o surgimento de um novo produto ou uma nova marca na prateleira no mercado, com um colega fazendo uma indicação, através de divulgações em redes sociais e também nos meios de comunicação, e isso requer de você e da sua empresa uma atenção redobrada quanto às novidades de mercado que estão sempre surgindo, através da análise de concorrência.

As marcas e produtos de sucesso tem fortes concorrentes no mercado e só conseguem manter-se na competição pelo consumidor final através de ofertas e outros diferenciais importantes que vão lembrar seu consumidor da sua existência. A análise de concorrência deve ser feita para que você conheça o campo em que trabalha, o seu público alvo, os preços da concorrência, capacidade de atendimento dos seus concorrentes e que assim, você encontre e explore os seus pontos fortes.

As consultorias de marketing realizam um importante trabalho no campo de análise de concorrência, pois essa análise não se limita só a conhecer quem está oferecendo o mesmo produto que você, mas é entender e se posicionar no mercado de maneira que você e sua marca se destaquem no mercado já existente e que mantenha os futuros concorrentes em alerta.

A análise de concorrência, quando realizada de maneira séria, permite a criação de estratégias, de planejamento quanto a lançamentos e diferenciais que podem ser atrativos para o público alvo, para o desenvolvimento da comunicação com o consumidor, do atendimento personalizado, além do estudo dos custos que podem colocar sua marca no topo do mercado.

Busque ou desenvolva uma consultoria de marketing séria, que faça uma análise de concorrência do mercado do seu produto ou serviço, levando em conta importantes fatores da sua empresa como a administração, atendimento e produto e também de empresas concorrentes, permitindo uma comparação do que é possível desenvolver, investir ou reparar para que sua empresa seja o diferencial que os clientes desejam.

Responder